PERGUNTAS FREQUENTES

+QUE MEDIDAS DEVO TOMAR PARA COMBATER O CALOTE DO CONSUMIDOR?

Os especialistas recomendam a adoção de seis medias principais:

Anote os números dos documentos de identificação; 
Peça o comprovante de residência do cliente e anote seu endereço; 
Solicite os telefones de ao menos duas pessoas que possam dar referências; 
Consulte o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa (empresa de controle de informações); 
Prefira os cartões de débito e de crédito. Deixe os cheques em segundo plano.

+QUAIS CUIDADOS DEVO TER NAS VENDAS A PRAZO?

O empresário deve ficar atento ao que os especialistas chamam de 4Cs:

Caráter - histórico de compras anteriores e existência de protestos em cartório; 
Capacidade financeira - balanço e liquidez para honrar compromissos; 
Colateral security - Garantias disponíveis contra a inadimplência; 
Condições de mercado - situação das vendas no segmento.

+O QUE É O PRÓ-LABORE? QUAL O SEU VALOR?

O pró-labore é o termo contábil que identifica a retirada dos sócios ou do administrador da empresa. Em outras palavras, corresponde ao "salário" dos proprietários. Essa remuneração costuma ser definida de acordo com o que o mercado pagaria para o exercício da mesma função dentro da empresa, sem desconsiderar o andamento do caixa do negócio. O administrador da empresa é a pessoa que, sócia ou não do negócio, responde pela aplicação da política CONTÁBIL, e conseqüentemente, pela sociedade.

+VALE A PENA COMPRAR À VISTA?

O pagamento do valor total antes do recebimento do produto exige precauções. O fornecedor deve ser de confiança, para que não haja problemas na substituição de mercadorias adquiridas com defeito ou fora de conformidades com o solicitado. Uma prática já adotada por algumas empresas é a inspeção prévia do fornecedor, antes da entrega, para assegurar que o pedido está de acordo com o solicitado e autorizar o envio. Nas compras à vista, também é preciso analisar até que ponto vale a pena pagar adiantado. Afinal, a empresa vai demorar algum tempo até conseguir revender as mercadorias. 
Numa indústria, ocorre o mesmo. Da entrada do insumo na linha de produção à venda da mercadoria acabada, passam-se até 45 dias. No caso de Compras a prazo, é importante calcular os juros do fornecedor. Às vezes, eles chegam a ser menores do que os cobrados em bancos.

+QUAL A DIFERENÇA DE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO?

A legislação tributária estabelece essas duas formas de apuração do lucro para os cálculos do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o lucro nas atividades das empresas. No lucro nas atividades das empresas. No Lucro real, os tributos são calculados com base no valo9r de todas as receitas, descontados os custos da empresa. Já no lucro presumido, os tributos são calculados com base em um percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas independentemente da apuração do lucro.

1
2
3
4
5
6
PRAT - ASSESSORIA CONTÁBIL
Rua Sergio Lago, 454, sala 2
Balneário Cambijú - Itapoá - SC
CEP: 89249-000
Telefone: (47) 3443-1818 / (47) 99980-2244